terça-feira, 18 de agosto de 2009

Cíclos históricos


(esse texto é um texto totalmente político e histórico, para aqueles que não gostam dos temas não aconselho a ler)

A historias assim como a moda, se repete em ciclos, e assim gostaria de fazer um paralelo com o passado.

Crise da super produção, mais conhecida como crise de 29. Que teve seu inicio no ano de 1921 a primeira crise pura do capitalismo uma crise de superprodução. As altas taxas de juro dos EUA aliadas a uma política deflacionista, medidas praticadas com o propósito de escoar os excedentes do seu comércio, Os crescentes depósitos de produtos faz com que as ações percam seus valores e faz com que os investidores (de uma vez) vendam suas ações. Fazendo com o que o mundo capitalista mudasse para sempre.

A gripe espanhola
foi uma pandemia do vírus influezia A do tipo H1N1 que se espalho por todo o mundo matando de 20 a 40 milhões de pessoas por todo o mundo.

Gostaria de lembrá-los o que acontece em seguida:
Guerra mundial (II)
1° de setembro de 1939 com a invasão da Polônia pela a Alemanha e as subsequentes declarações de guerra da França e da Comunidade das Nações Começava ali a seguida guerra mundial.

Crise mundial atual

Após o 11 de setembro de 2001 é crescente as incertezas dos consumidores norte-americanos, o governo dos EUA alarmado cria uma série de medidas para aumentar consideravelmente o consumo, especialmente no setor imobiliário, cujos clientes receberam amplo limite de crédito para financiar a compra de seus imóveis, ocorrendo fazendo com q as pessoas consumisse (de uma vez) e a longo prazo principalmente no setor imobiliário.

Gripe suína

Uma gripe que tem como vírus o influezia A do tipo H1N1 que se espalhou por todo o mundo tendo indicio de seu inicio do porco, A pandemia do século XXI.

E agora e que virar?
[...] As notícias que têm sido veiculadas, recentemente, apontam para uma crescente tensão na América do Sul. De um lado, o Peru entrou com uma ação no Tribunal Internacional de Justiça da Haia, pela disputa de fronteiras marítimas com o Chile, que, por sua vez, respondeu com uma recusa formal a qualquer discussão do assunto. Na Bolívia, o dissenso nacional ameaça dividir o território, numa nação já fraturada por recorrentes lutas internas, revoluções, golpes de Estado e desentendimentos entre grupos étnicos. Sem citar Chavez e a Colômbia. (isso apenas aqui pertinho de vocês na América do Sul)

Coincidências? Bem deixo claro que apenas citei fatos históricos e deixo para criar suas opiniões
E assim continuamos, nós, os intocados filhos de nosso livre-arbítrio, donos dos nossos caminhos, destinados por apenas nós.... Ou não?.

3 comentários:

  1. Gostei do seu texto Gudin! Colocou bem as idéias, mas não achou um tanto pessimista não?

    parabéns pelo seu blog! beeeijo!

    ResponderExcluir
  2. Como já um diz um sábio chamado JOhn Petrucci: "This story ends where it begun"

    E sim, quem derrubou o WTC foi o Bush, fikdik :*

    ResponderExcluir
  3. Opa...
    muito legal o apanhado de fatos históricos e minha interpretação disso e que as vezes nos sentimos como simples objeto de trabalho dos mais fortes e da classe social mais elevada, servindo apenas de coadjuvante na história...
    Todos os conflitos mudam histórias, todas as crises, porém nem passa na cabeça da maioria da sociedade o que tem por tráz dos fatos, muito menos da minha, simples "mortal" que apenas tento ter uma idéia raciocinada da situação sem ser me tomado pela mídia que manipula opiniões segundo seus interesses...
    Mas, quanto ao livre-arbítreo ele existe sim, com certeza, mas só vamos ver claramente sua aplicação quando deixarmos de ser subordinados pelos grandes, e procurarmos em toda notícia o fundo ideológico, estudar independente de Jornal Nacional,ou Outros genéricos que surgem em outras emissoras com o único objetivo de lucrar, sobressair, e formar opiniões, longe de ser uma atuante forma da liberdade de expressão ou mesmo um serviço de utilidade pública com o objetivo único de informar.
    O capitalismo nos leva a ser materialistas e o socialismo é utopia, uma vez que todos somos diferentes, e estamos em níveis de evolução diferente, ou seja, sempre vai ter pessoas que querem se sobressair ante a outras.
    Bem narrado os fatos, e nos deixam parar pra pensar se não há uma certa manipulação da mídia para encobrir podres políticos, CPI´s assim como aconteceu com José Sarney e logo após a grande eclosão sencionalista da gripe suína, e a grande briga entre globo e record que tem na sua orígem conflitos políticos... TUDO MUITO complexo pra nossa cabeça presa a mídia...
    E bem complicado porque temos em geral preguiça de pensar...

    ResponderExcluir